sábado, 27 de junho de 2009

ACAGRUP - 4º DIA (27/06)

18.00h
Em primeiro lugar obrigado pelos comentários, que lemos mas nem temos tempo de digerir.
Em segundo lugar, vamos a mais um pequeno relato:
Para gládio de todos, todos estão na Piscina a “curtir” depois de uma caminhada a subir o curso de uma ribeira cheia de obstáculos naturais, mas com uma beleza que não se descreve em palavras.
Houve quedas que levaram a banhos forçados, alguns dos chefes saíram mesmo lesionados (que assim é que tem piada), escorregadelas à Indiana Jones e muita gargalhada, mas sobretudo e é isto que importa: o espírito de ajuda doa mais velhos em relação aos mais novos, nalguns casos com sacrifício da própria integridade, no que se destacou o Tiago Oliveira e o Carlos (Pioneiro), sem desprimor para todos os outros, que arregaçaram mangas e calções e ajudaram Lobitos da família deles e das outras em local especialmente difícil do percurso.
Claro que os demais guias e sub guias tomaram conta dos Lobitos a seu cargo com todo o mérito e com todo o empenho.
Mas mais que palavras vejam algumas das fotos na secção respectiva deste Blogue, mais abaixo.

13.49h
Afinal o Radicalismo foi um pouco mais moderado do que estamos habituados. Começámos ás 10.30h com o concurso de tiro com arco e flecha, onde todos dispararam e, modo geral, não acertaram.
Frustrados, com pontuações baixas, passavam em alternância para um percurso de orientação tentando com ajuda de mapa/carta encontrar objectos escondidos na mata. Aqui, pontuação máxima para todos que mostraram ter olho vivo (e cara de escutas).
E aquilo que foi novidade para alguns, decepção para outros e experiência inesquecível ainda para alguns outros – o Slide que consistiu na descida de um morro, partindo de cima de um eucalipto, numa altura total equivalente a um 3º andar e numa distância de 20 a 30m. Foi novidade para os que nunca experimentaram, inesquecível para os que gostaram e desilusão porque a maioria de nós já fizemos percurso muito mais acentuado.
Ninguém se magoou, todos ficaram felizes, alguns fizeram questão de repetir.

06.15h
Reforçada a equipa de dirigentes e pioneiros com a chegada, cerca das 1.30h, da Beta, Cláudia, Mónica e do Pioneiro Carlos.
Estamos prontíssimos para mais um dia:
DIA RADICAL

6.30
Os primeiros lobitos dão sinal de vida e não deixam dormir os colegas de tenda. Será a excitação pelo que imaginam vir a ser o dia de hoje?
Até ao momento, ao contrário do que é habitual em outros ACAGRUP, ainda não houve choro de saudade… Também os mais novos têm sido extremamente bem acompanhados pelas respectivas famílias, em especial pelos guias e sub guias, cujos cuidados e preocupação para com eles tem sido exemplar.
Refira-se a necessidade da Nádia levar ás "cavalitas" a Inês Pereira na descida pela encosta da serra até ao rio; O Miguel a fazer o mesmo ao Serol; o Ivo na orientação ao Tomás Neves, o Tiago Oliveira e a Joana Moura com o Gonçalo. Inclui-se neste grupo de “cuidadores” indispensáveis (por exemplo, na preparação dos jovens à noite antes do recolher), a Daniela, o Pedro Micaela, a Filipa Moura, a Mariana, o Gonçalo – sempre em equipa com o Miguel – a Carolina.
Os exploradores destacam-se pelo seu bom ambiente e boa disposição, assim como pela motivação com que se lançam para cada actividade.
Ontem ainda tivemos um pequeno susto com uma queda da Viviana, felizmente sem qualquer consequência e que ainda serviu como momento de aprendizagem e boa disposição, onde se manifestou a solidariedade entre todos. NOTA QUE A VIVIANA NÃO SOFREU QUALQUER CONSEQUÊNCIA DA QUEDA.

Factores negativos até ao momento: Alguns elementos (muito poucos) ainda não perceberam que estar no escutismo, e no ACAGRUP em particular, é um momento de aprendizagem e partilha e não de “férias”, o que os leva a afastar-se do grupo numa atitude de egocentrismo e ausência de colaboração, evidenciando uma atitude de consumismo em lugar de participação.

2 comentários:

  1. Breve Nota Histórica para o Chefe João Oliveira:
    Quando Baden-Powell criou as bases do movimento escutista, em 1907, no 1.º Agrupamento de Escutas, na Ilha de Brownsea, era já um homem muito interessado em electrónica de consumo, como comunicações móveis, redes wireless, iPod's, etc., e a primeira Lei que criou foi:
    'Actualizai os vossos blogues e/ou Twitters, no máximo, de meia em meia hora'.
    Se procurar bem, bem, mas mesmo muito bem, no Manual do Escuteiro, há-de lá encontrar esta Lei.Por isso, Chefe João Oliveira, ou não conhece as Leis do Escuta, ou não está a respeitá-las, porque actualizar o blogue duas ou três vezes por dia é manifestamente insuficiente para estes Pais sedentos de novidades.
    Informo-o também que um grupo de Pais descontentes está a formar um Pelotão de Linchamento, que lhe dará as 'boas-vindas' no Domingo, caso teime em não respeitar esta tão importante Lei do Escuta.
    Um abraço a todos os Escuteiros que estão nesta aventura no Gerês.
    Um beijo muito especial a toda a Alcateia e respectivas Chefes, já estamos com muitas saudades vossas.
    Muitos parabéns ao Chefe João Oliveira por esta iniciativa, depois de um dia cansativo ainda arranjar pachorra para nos contar as novidades... é dose!
    Até Domingo
    Anónimo (aka Pedro Rocha)

    ResponderEliminar
  2. É tão bom ver os nossos filhos felizes.
    A vós chefes, que tanto têm dado aos nossos filhos, e estamos certos que o continuarão a fazer, o nosso muito obrigado.
    Manuel e Luisa Carvalho

    ResponderEliminar