18.00h
Em primeiro lugar obrigado pelos comentários, que lemos mas nem temos tempo de digerir.
Em segundo lugar, vamos a mais um pequeno relato:
Para gládio de todos, todos estão na Piscina a “curtir” depois de uma caminhada a subir o curso de uma ribeira cheia de obstáculos naturais, mas com uma beleza que não se descreve em palavras.
Houve quedas que levaram a banhos forçados, alguns dos chefes saíram mesmo lesionados (que assim é que tem piada), escorregadelas à Indiana Jones e muita gargalhada, mas sobretudo e é isto que importa: o espírito de ajuda doa mais velhos em relação aos mais novos, nalguns casos com sacrifício da própria integridade, no que se destacou o Tiago Oliveira e o Carlos (Pioneiro), sem desprimor para todos os outros, que arregaçaram mangas e calções e ajudaram Lobitos da família deles e das outras em local especialmente difícil do percurso.
Claro que os demais guias e sub guias tomaram conta dos Lobitos a seu cargo com todo o mérito e com todo o empenho.
Mas mais que palavras vejam algumas das fotos na secção respectiva deste Blogue, mais abaixo.
13.49h
Afinal o Radicalismo foi um pouco mais moderado do que estamos habituados. Começámos ás 10.30h com o concurso de tiro com arco e flecha, onde todos dispararam e, modo geral, não acertaram.
Frustrados, com pontuações baixas, passavam em alternância para um percurso de orientação tentando com ajuda de mapa/carta encontrar objectos escondidos na mata. Aqui, pontuação máxima para todos que mostraram ter olho vivo (e cara de escutas).
E aquilo que foi novidade para alguns, decepção para outros e experiência inesquecível ainda para alguns outros – o Slide que consistiu na descida de um morro, partindo de cima de um eucalipto, numa altura total equivalente a um 3º andar e numa distância de 20 a 30m. Foi novidade para os que nunca experimentaram, inesquecível para os que gostaram e desilusão porque a maioria de nós já fizemos percurso muito mais acentuado.
Ninguém se magoou, todos ficaram felizes, alguns fizeram questão de repetir.
06.15h
Reforçada a equipa de dirigentes e pioneiros com a chegada, cerca das 1.30h, da Beta, Cláudia, Mónica e do Pioneiro Carlos.
Estamos prontíssimos para mais um dia:
DIA RADICAL
6.30
Os primeiros lobitos dão sinal de vida e não deixam dormir os colegas de tenda. Será a excitação pelo que imaginam vir a ser o dia de hoje?
Até ao momento, ao contrário do que é habitual em outros ACAGRUP, ainda não houve choro de saudade… Também os mais novos têm sido extremamente bem acompanhados pelas respectivas famílias, em especial pelos guias e sub guias, cujos cuidados e preocupação para com eles tem sido exemplar.
Refira-se a necessidade da Nádia levar ás "cavalitas" a Inês Pereira na descida pela encosta da serra até ao rio; O Miguel a fazer o mesmo ao Serol; o Ivo na orientação ao Tomás Neves, o Tiago Oliveira e a Joana Moura com o Gonçalo. Inclui-se neste grupo de “cuidadores” indispensáveis (por exemplo, na preparação dos jovens à noite antes do recolher), a Daniela, o Pedro Micaela, a Filipa Moura, a Mariana, o Gonçalo – sempre em equipa com o Miguel – a Carolina.
Os exploradores destacam-se pelo seu bom ambiente e boa disposição, assim como pela motivação com que se lançam para cada actividade.
Ontem ainda tivemos um pequeno susto com uma queda da Viviana, felizmente sem qualquer consequência e que ainda serviu como momento de aprendizagem e boa disposição, onde se manifestou a solidariedade entre todos. NOTA QUE A VIVIANA NÃO SOFREU QUALQUER CONSEQUÊNCIA DA QUEDA.
Factores negativos até ao momento: Alguns elementos (muito poucos) ainda não perceberam que estar no escutismo, e no ACAGRUP em particular, é um momento de aprendizagem e partilha e não de “férias”, o que os leva a afastar-se do grupo numa atitude de egocentrismo e ausência de colaboração, evidenciando uma atitude de consumismo em lugar de participação.