segunda-feira, 29 de junho de 2009

FINAL DO ACAGRUP


Aqui fica a foto da família vencedora dos jogos do VII ACAGRUP.

Fica também o aviso de que no Site já há uma página especifica para o evento, onde são focados diversos aspectos colectivos e individuais.

O seu conteudo já pode ser visualizado, embora ainda esteja em construção:

http://agr1243.cne-escutismo.pt/ na página de entrada clica no Link à esquerda que se refere ao ACAGRUP

domingo, 28 de junho de 2009

5º DIA 28/06 ULTIMO DIA

10h - Perdão pelo atraso, mas a chuva e erros técnicos... falta de rede...

No decurso de um extraordinário “Toldo de Conselho” que substituiu o tradicional Fogo de Conselho devido á inesperada visita da chuva, os jovens mostraram porque soa criativos e imaginativos. Atrevo-me a dizer que foi o melhor conjunto de peças que assisti nos ACAGRUP do agrupamento, todas elas originais, fruto da imaginação e empenho dos seus actores/autores.
Feita a avaliação onde todos disseram um pouco de sua justiça, destaco pela enorme maturidade do discurso, pela lucidez do que disse, que foi ao encontro daquilo que os dirigentes têm tentado incutir no grupo, a Enorme/pequena Inês Micaela disse qualquer coisa como: Gostei porque… (são palavras minhas mas resumem o que ela disse) – “estivemos com os Pioneiros e Exploradores, mais velhos, que são as nossas referências”. Nada de especial não é verdade? Apenas porque foi dito por uma criança…
Revelados os Cromos do Agrupamento deste ano de 2008/2009:
I Secção – Inês Micaela
II Secção – Gonçalo Oliveira
III Secção – Joana Moura
Dirigentes – Nuno Alves.
E a Chuva gostou tanto que não nos abandonou um segundo durante toda a noite.
Agora… Com roupas de recurso porque as habituais para uma celebração eucarística estão… digamos… quase ensopadas… vamos à missa…
Ninguém acordou cedo, tal como ninguém arredou pé para as tendas antes da 01.00h e ninguém se queixou.
Facto insólito: neste acampamento nenhum lobito chorou pelos pais e quase todos perguntam se podem ficar mais dias e se voltamos a fazer o mesmo… até ao Patas Tenras…

Hora prevista de saida de Campo - 16h

sábado, 27 de junho de 2009

ACAGRUP - 4º DIA (27/06)

18.00h
Em primeiro lugar obrigado pelos comentários, que lemos mas nem temos tempo de digerir.
Em segundo lugar, vamos a mais um pequeno relato:
Para gládio de todos, todos estão na Piscina a “curtir” depois de uma caminhada a subir o curso de uma ribeira cheia de obstáculos naturais, mas com uma beleza que não se descreve em palavras.
Houve quedas que levaram a banhos forçados, alguns dos chefes saíram mesmo lesionados (que assim é que tem piada), escorregadelas à Indiana Jones e muita gargalhada, mas sobretudo e é isto que importa: o espírito de ajuda doa mais velhos em relação aos mais novos, nalguns casos com sacrifício da própria integridade, no que se destacou o Tiago Oliveira e o Carlos (Pioneiro), sem desprimor para todos os outros, que arregaçaram mangas e calções e ajudaram Lobitos da família deles e das outras em local especialmente difícil do percurso.
Claro que os demais guias e sub guias tomaram conta dos Lobitos a seu cargo com todo o mérito e com todo o empenho.
Mas mais que palavras vejam algumas das fotos na secção respectiva deste Blogue, mais abaixo.

13.49h
Afinal o Radicalismo foi um pouco mais moderado do que estamos habituados. Começámos ás 10.30h com o concurso de tiro com arco e flecha, onde todos dispararam e, modo geral, não acertaram.
Frustrados, com pontuações baixas, passavam em alternância para um percurso de orientação tentando com ajuda de mapa/carta encontrar objectos escondidos na mata. Aqui, pontuação máxima para todos que mostraram ter olho vivo (e cara de escutas).
E aquilo que foi novidade para alguns, decepção para outros e experiência inesquecível ainda para alguns outros – o Slide que consistiu na descida de um morro, partindo de cima de um eucalipto, numa altura total equivalente a um 3º andar e numa distância de 20 a 30m. Foi novidade para os que nunca experimentaram, inesquecível para os que gostaram e desilusão porque a maioria de nós já fizemos percurso muito mais acentuado.
Ninguém se magoou, todos ficaram felizes, alguns fizeram questão de repetir.

06.15h
Reforçada a equipa de dirigentes e pioneiros com a chegada, cerca das 1.30h, da Beta, Cláudia, Mónica e do Pioneiro Carlos.
Estamos prontíssimos para mais um dia:
DIA RADICAL

6.30
Os primeiros lobitos dão sinal de vida e não deixam dormir os colegas de tenda. Será a excitação pelo que imaginam vir a ser o dia de hoje?
Até ao momento, ao contrário do que é habitual em outros ACAGRUP, ainda não houve choro de saudade… Também os mais novos têm sido extremamente bem acompanhados pelas respectivas famílias, em especial pelos guias e sub guias, cujos cuidados e preocupação para com eles tem sido exemplar.
Refira-se a necessidade da Nádia levar ás "cavalitas" a Inês Pereira na descida pela encosta da serra até ao rio; O Miguel a fazer o mesmo ao Serol; o Ivo na orientação ao Tomás Neves, o Tiago Oliveira e a Joana Moura com o Gonçalo. Inclui-se neste grupo de “cuidadores” indispensáveis (por exemplo, na preparação dos jovens à noite antes do recolher), a Daniela, o Pedro Micaela, a Filipa Moura, a Mariana, o Gonçalo – sempre em equipa com o Miguel – a Carolina.
Os exploradores destacam-se pelo seu bom ambiente e boa disposição, assim como pela motivação com que se lançam para cada actividade.
Ontem ainda tivemos um pequeno susto com uma queda da Viviana, felizmente sem qualquer consequência e que ainda serviu como momento de aprendizagem e boa disposição, onde se manifestou a solidariedade entre todos. NOTA QUE A VIVIANA NÃO SOFREU QUALQUER CONSEQUÊNCIA DA QUEDA.

Factores negativos até ao momento: Alguns elementos (muito poucos) ainda não perceberam que estar no escutismo, e no ACAGRUP em particular, é um momento de aprendizagem e partilha e não de “férias”, o que os leva a afastar-se do grupo numa atitude de egocentrismo e ausência de colaboração, evidenciando uma atitude de consumismo em lugar de participação.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ACAGRUP 3º DIA (26/06)

21.00h
Acreditam que chegámos há cerca de 30min do rio? Pois é e os lobitos estão zangados connosco porque ainda querem ir para a piscina e nãos lhes demos autorização. Mas está a começar a referescar e eles estão com ar cansado. Cansado sim, acreditam? Eu só acredito porque estou a ver.
Agora vamos para a Churrascasda à Zé Luzia - o cozinheiro desta noite - Febras.


13.30h
Tudo no rio em plena festa de salpicos e mergulhos.

12.30h
Depois de uma manhã de caminhada por caminhos de montanha, com percursos por vezes cenário de autêntica aventura, os jovens descobriram uma praia fluvial quase selvagem em plena floresta, selvagem onde o rio corre no meio do arvoredo.
Escusado será dizer a delícia com que todos festejaram e se lançaram à água, depois de 5Km estafantes por encostas e precipícios. Nenhum Lobito quebrou, apenas algumas Lobitas manifestaram algum receio quando o declive era mais acentuado, ou quando o tojo mais agressivo com silvas e outra espinhosas incomodavam.

10.00h
Vamos sair em Raid de cerca de 7Km para o rio onde passaremos uma boa parte do dia em Praia Fluvial.

09.00h
Está tudo acordado, vamos começar a ginástica matinal – um cross pela serra à procura de lesmas e outras aves do outro mundo que os lobitos nunca viram na cidade.

7.55h
Começam a aparecer alguns Lobitos mais, Rafael, Tomás Neves… Nada de Exploradores ou Pioneiros… Nada de chuva até agora, sim que as tendas resistiram mais uma noite, embora esta menos molhada que a anterior.
O sorriso na cara dos miúdos, parece sincero, logo de manhã… Estes que referi já me vieram perguntar se podem ficar mais uns dias…
È que ontem à noite fizemos um jogo nocturno em plena “floresta” sem luz, sem laternas… Bréu apenas. “A caça ao Chefe”. Não participaram apenas dois ou três Lobitos (Eduardo, Serol, Diogo Carvalho,Inê Micaela, Pedro Afonso Leonor e Joana Francisco, Tomás Vitorino, Tiago Rocha, Luis) pelo potencial medo do escuro.
A noite, sem luar irrompeu em gargalhadas e boa disposição cada vez que descobriam um chefe bem camuflado debaixo dos fetos, ou enterrados no solo para “assustar”

7.40h
São poucos os que já acordaram. Apenas eu… Digo, vem agora ali um Lobito, é o Pedro Afonso.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ACAGRUP - 2º DIA (25/06/2008)

20.30h

Hora do banho em campo. Neste momento estão todos na piscina a dar o mergulho tão ansiado e solicitado. Resguardaram-se os lobitos, mais necessitados de um banho quente de chuveiro, ficando a estreia da piscina para amanhã para estes mais pequenos jovens.
Desculpem se não atendemos o telefone, mas está tudo na piscina sem os aparelhos…


19.30h

Destaques pessoais: Pioneiros – Miguel Cândido pela enorme dedicação que tem demonstrado para o Lobito serol.
Exploradores – estão todos a um nível muito semelhante sem destaque individual até ao momento.
Lobitos – Tiago Rocha pela capacidade de organização, disciplina e correcção com que tem trabalhado na equipa e individualmente

19.00h

Estamos de regresso a campo, cansados, mas ainda com vontade de ir para a piscina.
Se bem que o dia estivesse de chuva – de manhã – e fosse marcado pelo passeio pelo concelho de vila verde, todos se divertiram e ainda tiveram tempo para um grande banho na praia fluvial imediatamente após o almoço, não querendo arredar mesmo quando o sol voltou a ser substituído pelo céu nublado.
Foram uns largos minutos de pura diversão e alegria, depois de no período da manhã terem efectuado um Raide de vila.

7.59h:

Bom dia, sim porque ainda está tudo a dormir apesar da chuva que caiu toda a noite. Não se assustem que ninguém ficou molhado, as tendas resistiram, apesar de terem entrado alguns litros de água em áreas de material, por deficiência de montagem, apesar dos avisos. Enfim, faz parte do “Crescer”, aprender com os erros.
Da lobitagem há a assinalar uma tentativa de invasão de campo, protagonizada pelo enorme Serol, quando assistíamos, ás 23h, ao treino de futebol da equipa local. Foi pacifico e não houve necessidade da vinda do corpo de intervenção. Até porque ele é do clube cá da terra (ele é que disse).
De noite ninguém acordou, apenas um ou dois lobitos choramingaram a dormir. Alguma saudade por certo. Faz parte também do “Crescer”.
Ainda ninguém acordou, apenas eu estou a pé, o que não é nada habitual (eles estarem a dormir – claro) que eu não durmo nos acampamentos.
Vamos enfrentar o tempo chuvoso, que parece estar a ceder e até mais loguinho, talvez com algum filme e mais noticias.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

FOTOS e VIDEOS

27/06










25/06 - 20.15h






24/06 - 20.10h - Imagens em tempo real






25/06 - 09h (Videos de ontem)





ACAGRUP - 1º DIA: 18.50h

Pensam que estamos cansados? Nem pensar!!
Nenhum Lobito, Explorador ou Pioneiro se calou um segundo durante a viagem. Ninguém pregou olho e está toda a gente agitada, desejosa de ir à piscina...
Azar, não está de chuva, mas a piscina acabou de ser desinfectada.
Ah pormenor importante - acabámos de montar as tendas e as construções, os lobitos deram o litro na ajuda a carregar as madeiras e a montar os materiais.
Ninguém se queixou até ao momento... e já agora só para fazer pirraça... ninguém ainda perguntou pelos pais.
Um abraço e a mensagem de está tudo bem entre nós.

(Nota: vão vendo os comentários)

terça-feira, 23 de junho de 2009

ACAGRUP ONLINE


Neste espaço, vamos tentar dar noticias em tempo (quase) real do que se vai passando nas actividades do ACAGRUP. Assim, poderá ir obtendo informações sobre os elementos escutistas e até (talvez) algumas imagens do que de interessante for acontecendo.

Tentaremos no final de cada dia actualizar o conteudo, incluindo caso existam, algumas mensagens dos jovens.
Para visualização das noticias pode ser necessário aceder aos comentários inseridos neste Item.

domingo, 7 de junho de 2009


PREPARANDO UM CORAÇÃO MAIS BONITO

Poderia utilizar este texto para informar da participação de jovens Escuteiros da Bobadela, dia 30 de Maio, na recolha de alimentos no contexto da campanha do Banco Alimentar… e estaria a noticia dada!… Simples… Crua e despojada no seu sentido de “querer ter um coração bonito”.
Mas estes jovens merecem muito mais que tão simples linhas. Fizeram das palavras actos. Ultrapassaram as frases decoradas de leis e princípios e sentiram, viveram e sobretudo serviram… Deus e o outro.
E isto é ser Escuteiro! Não chega apregoar que a missão é servir: é preciso demonstrá-lo, como estes jovens fizeram neste pequeno – grande – gesto de solidariedade pelo mais fraco, esquecendo as delícias que um sábado solarengo poderia proporcionar.
Isto é que é ser Escuteiro! Não chega sequer dizer que temos uma missão: se não soubermos o que é a partilha! E estes jovens ofereceram um pouco da sua alegria e boa disposição de modo directo aos transeuntes da loja que, em géneros corresponderam, quiçá, para a alegria de tantos outros mais necessitados.
Pois isto é ser Escuteiro! Não basta responder aos apelos de solidariedade: é preciso saber escutar com o coração, que vê a eternidade, mais longe que os olhos do rosto. Só assim se presta serviço, em consciência, ao irmão desconhecido, necessitado, distante e próximo no espaço e no coração.
Porque apenas assim se pode dizer Escuteiro! Porque para sê-lo não basta dizê-lo! Como o Amor, a Fé, o Respeito e demais valores humanos, ser escuteiro necessita de demonstração. A simples declaração… não basta!!
E os jovens Pioneiros, Exploradores e Lobitos que partilharam o seu tempo, por certo ficaram com o coração mais bonito e feliz, não apenas porque se divertiram, mas porque serviram, a um outro alguém, uma pequena gota de felicidade.