domingo, 10 de outubro de 2010

GRUPO 2009/2010

Merecerão os Pioneiros que formaram o Grupo de 2009/2010 um Louvor?
Antes da resposta, o que é isto de um Louvor?

Se entendermos “Louvor” como o elogio daquele, ou daqueles, que se distinguem em algo, e se contextualizarmos este significado ao CNE, então nenhum Pioneiro cumpriu os critérios objectivos para ser “louvado”, tendo em conta o percurso efectuado no período em questão.

Mas se entendermos “Louvor” como uma estratégia de reconhecimento e de reforço positivo, então aqui poderemos pensar duas vezes.

É importante realçar a singularidade desta faixa etária, que no fundo é uma estreita zona de fronteira entre o ser criança e ser homem/adulto, o que implica um caminho sinuoso, cheio de rasteiras e arestas que cada um de vós corre à sua maneira – uns mais assertivamente, outros lentamente, outros ainda desistem de alguns trilhos para voltar a recomeçar.

No fundo vivem a zona da transição para a responsabilidade, que lhes levanta questões como: “Que fazer para que a minha vida tenha todo o seu valor e sentido?”

A grande novidade é que o caminhar do “Pioneiro” se começa a fazer a partir do seu interior, utilizando as amostras/referências/exemplos de todos quanto o rodeiam na vida do dia-a-dia, mas buscando um caminho próprio.

Deste modo nesta fase peculiar do crescimento, há a tendência para aceitar a insegurança como condição de vida, o risco como desafio, a busca de novos rumos como pista e o desbravar do desconhecido como meta do empenhamento.

Ora isto não é nada fácil nem linear! E nos nossos Pioneiros, em vós grupo de 2009/2010, assistimos a avanços e recuos múltiplos, mudanças de percurso… do sentido da sua vida… e por isso todos se destacaram sem se destacar, porque entre vós são diferentes, com potencial semelhante, mas com desempenho e empenho singular.

Crescer é uma virtude, saber mudar também, saber parar e pensar idem – Muito raro é o Pioneiro ou adolescente que leva este percurso de acordo com o “Louvor” (objectivo do CNE). Mas no contexto subjectivo da vida todos estão de parabéns, até os que desistiram porque é sinal que procuraram um novo rumo, aquele que lhes fez sentido.

Por isto, sim, merecem um elogio da equipa de animação que com vocês cresceu e cresce… Metade do nosso coração é vosso, aceitem-no!

Porque o verdadeiro Louvor vive em cada um de vós, na consciência que têm dos vossos actos, dos melhores… e dos piores.

Sem comentários:

Enviar um comentário