domingo, 6 de dezembro de 2009

RETIRO - O ANTES!!! E O DEPOIS???

Terminado o retiro presencial, no Santuário do Cristo Rei, creio que se impõe agora o retiro interior.
O que é que eu vivi? O que senti? Que momentos ou palavras me fizeram sentido? Onde e em que medida cresci? Este caminho é o meu caminho?
São perguntas que devemos fazer, cada um consigo mesmo, a si próprio. É um relatório que devemos à nossa consciência sempre que vivemos experiências de partilha e de reflexão.
O que significou para mim cada um dos momentos, os bons e os menos bons? O que me trouxeram de felicidade? O que significa para mim essa felicidade?
Pela faculdade que Deus nos deu e que nos distingue dos seres não “sapiens”, “oremos” para a nossa razão e coração e tentemos sentir a vida após a vivência da experiência. Não é no retiro que se aprende, é na reflexão, na vivência interior e pessoal que nos construímos como homens.
Como diz um autor famoso "o Bom Pai é aquele que prepara os filhos para a vida", mas o trabalho dos nossos pais será uma vã frustração se nós, filhos, não nos dispusermos a aprender… e isso tem o segredo no interior de cada um.
Descoberto esse mistério, então temos a condição para crescer, deixar o mundo um nadinha melhor e receber e dar um pouquinho de felicidade.
E custa tão pouco partilhar um “pozinho” de felicidade…
Deixo-vos aqui um exemplo que deixou uma “plateia” de dezenas de pessoas verdadeiramente emocionadas… onde, em tão pouco, se encontra um lampejo enorme de felicidade.

… As imagens… essas são só para quem as viveu, como a imagem do retiro é para cada um de vós um reflexo de vós mesmos, no antes e no depois do retiro. Alguma coisa mudou?

2 comentários:

  1. "Os 10 euros nunca hão-de conseguir pagar a aprendizagem, conhecimento, alegria, os sorrisos, as lágrimas que eu trouxe de lá". Adorei mesmo!
    Vim de lá como adolescente com mais maturidade, sentindo que cresci!

    ResponderEliminar
  2. No último fim de semana tivémos reunião de direção e foi pedido pelo re-eleito chefe de agrupamento que desse-mos um vista de olhos pelos blogs das nossas secções. E assim fiz, sem qualquer intenção de escrever, apenas e só "dar uma vista de olhos", até que descubro este comentário deste "anónimo" que me deixou feliz, orgulhoso e com muita vontade de escrever!
    Feliz, por eu partilhar a mesma ideia de que 10 euros nunca hão-de conseguir pagar este retiro.
    Orgulhoso, por ver que temos pioneiros que predentem ser mais e melhor escuteiros, procurando aprender e cimentar ainda mais a sua fé.
    E com muita vontade de escrever, pois foi este o único comentário possitivo que ouvi por parte de um pioneiro acerca desta actividade. Facto que é de lamentar, pois seria uma boa oportunidade para todos nós (pioneiros e caminheiros)cresermos em conjunto na nossa fé.

    Um Abraço a todos os pioneiros e a todos os chefes da 3ª secção.
    Nuno Alves.

    ResponderEliminar