quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ACAREG 2009 Região de Lisboa

Está a decorrer em Ferreira de Zêzere, onde estão, talvez, cerca de 2000 escuteiros e que ontem chegaram vindos de vários pontos da região de Lisboa.
O local é uma maravilha da natureza, onde sobressai o verde da vegetação e a tranquilidade própria destas paisagens. Mas de repente a tranquilidade acaba, e o verde é preenchido com imensas cores, são os escuteiros que chegaram a campo. Mochila às costas, carregados de materiais, risos, gritos, canções e a azáfama da montagem de campo começa.
Tudo está pensado até ao último pormenor para que tudo corra sem percalços. Cada um sabe qual a sua função e tenta desempenha-la o melhor possível.
E se o trabalho da chefia que está com as secções é deveras exigente, não é menos o dos chefes que estão de retaguarda a assegurar os serviços, tais como abastecimentos e distribuição de mantimentos, zona da cozinha e alimentação, zona de lazer, cerimónias, comunicação, secretaria, pronto socorro, tratamento de lixos,...enfim uma verdadeira cidade que se construiu num espaço de 2 dias.
Sob o tema "Homens novos para uma nova Humanidade" foi criada a mística deste evento: "ALLIS UBBA" é uma nave com toda a sua tripulação que chega a Zêzerus e aí permanecem para conhecerem os hábitos, crenças e valores daquele povo.
A cerimónia de abertura, iniciou com a Eucaristia, presidida pelo Patriarca de Lisboa, sendo vivida com muita alegria e continuou com uma encenação espectacular, organizada pelo nosso Núcleo. Aí assistiu-se à chegada da tripulação a Zêzerus e ao encontro dos Terráquios com o povo de Zêzerus que após se entenderem resolveram acampar juntos naquelas terras.
A Bobadela não esteve enquanto Agrupamento, mas foi representada por 3 dirigentes, 1 lobita e 1 explorador. Os dirigentes estiveram na prestação de serviço e preparação da Cerimónia. A lobita e um dos dirigentes participaram activamente na encenação como narradores. O coro e a assembleia foram animados também por um dos dirigentes.
O Explorador e a Lobita vão viver todo o Acareg (sorte a deles). Depois destes 2 dias de montagem de campo começam as actividades de secções que são diversas e muito variadas, mas nós, tivemos de voltar. Foram 2 dias muito intensos e emocionantes para quem nunca viveu uma actividade desta dimensão.
Enquanto passávamos pelos subcampos tivemos a certeza que os nossos escuteiros iriam adorar estar ali, e acho que estamos à altura de vivermos uma actividade destas, por isso, Agrup 1243, qualquer dia vamos nessa, tá?

Raposa Leal

2 comentários:

  1. Ola 1243, nem sei bem como começar,queria descrever o que foi viver os 1ºs dois dias do acampamento da nossa região,(acareg) em Ferreira do Zezere,mas é um pouco complicado descrever tantas emoçoes ,tanta novidade,o ver nascer uma cidade (neste caso um planeta,Zezerus) com tudo o que ha para construir desde uma capela a um hospital e até uma loja para podermos adquirir tudo o que são artigos escutistas. Numa breve visista aos sub campos das 4 secções, eu só me lembrava ,se isto é uma emoçao tão grande e tão digno de se ver,todo o movimento a vivencia entre os vários grupos,e eu ia gostar de estar a viver o acampamento em toda a sua plenitude,de CERTEZA que os elementos do 1243 também iram adorar,e penso que viveriam a 100% todas as actividades,o de certeza seria uma experiencia marcante.
    Mas tal como disse B:P " Se tiveres o hábito de fazer as coisas com alegria raramente encontrarás situações dificeis.
    eu quero acreditar que daqui a 4 anos quando se realizar o proximo ACAREG estaremos la presentes com toda a nossa boa vontade e força de participação, só o titulo do hino do acareg numa palavra ja diz tudo ARRISCA e o refrão é acima de tudo um incentivo,uma "força".

    Atreve-te! Acredita... ..acredita...
    Não tenhas medo,Arrisca:::não tenhas medo...
    Neste ACAREG, vamos
    Nestes passos caminhar!....

    E por isto tudo, pelas caçadas e pelas aventuras a viver num acampamento desta dimensão,como é habito dizer "VAMOS NESSA".
    Canhota amiga
    Dolores

    ResponderEliminar
  2. podiam meter a musica

    ResponderEliminar